- Em relação ao Tema:
- O que o Tema te faz lembrar?
- O que vem à Cabeça quando pensamos no Tema?
- Pode Ser Pensamentos ou Sentimentos - Incômodos / Desconforto / Dores:
- Por que Mudar? / O Que Tira o Sono / Preocupações
- Problemas / Falhas / Insatisfação / Indicadores de Gestão
- Ameaças em Relação ao Mercado ou Meio Ambiente (Cenário Atual) - Sinais (Sintomas):
- Oportunidade de: Melhoria ou Crescimento
- Necessidade de: Mudança, Solução ou Inovação - Descrição / Fotografia da Situação Inicial (Antes da Mudança):
- Fatos e Percepção
- Como estamos hoje
- Cenário Interno e Externo
- Presente / Passado / Tendências
- Início / Origem do Processo de Mudança (Ponto A) - SWOT Analise:
- Fatores Externos: Ameças e Oportunidades
- Fatores Internos: Fraquezas e Fortalezas - PEST Analise (Fatores Externos):
- Político / Econômico / Social / Tecnológico - 5 Forcas Competitivas - Michael Porter (Fatores Externos):
- Clientes
- Fornecedores
- Concorrentes
- Produtos Substitutos
- Novos Entrantes - Análise de Negócio (Fatores Internos/Externos):
- Value Chain Analysis - Michael Porter
- Business Model Canvas
- Business Model You
- Qualquer Tipo de Pesquisa: Quantitativo ou Qualitativo. - Cotidiano:
- "O Que Aconteceu?" / "O Que Está Acontecendo?"
- "O Que foi? / "O que tá pegando?"
- "Tá Chateado? / Por Que?"
- "Conta..." / "Fala..." - I.D.M. em Grupo: Kick Off:
- Fase Inicial, sem Pressão / Fase "Zero"
- Importante para "sentir o clima" do grupo
- Pode ser uma Atividade de Aquecimento / Integração do Grupo
- Fase de Conhecimento das Ferramentas: I.D.M., Brainstorming e Votação...
- Fotografia / Descrição do Resultado Desejado / Depois da Mudança
- Resultados Desejados no Futuro
- Objetivos ou Metas SMART
- Foco no Futuro
Curto Prazo: Necessidade ou Meta
Longo Prazo: Visão, Missão ou Sonho - Para que?
Qual Benefício Queremos Ter?
Onde Queremos Estar? / Chegar? / Destino
Laddering Technique: "Para Que?", "Para Que?", "Para Que? ... - Cuidado:
- Não Definir o Objetivo Apenas como a Negação (Oposto) do Sintoma
- Ex.: Sintoma: "Falta de Tempo" / Objetivo (Oposto do Sintoma): "Ter Tempo"
- Pergunte "Para que Ter Tempo?" / Qual Resultado Desejado?: 'Qualidade de Vida"
- O Que Fazer?
- Qual o Desafio?
- O Que Precisamos Resolver?
- Qual o Caminho que Leva ao Objetivo?
- Qual a Estratégia para Atingir o Objetivo?
- O Que é Necessário Fazer para Atingir o Objetivo?
- Onde Ganhamos o Jogo? / Qual é a Questão Chave?
- O Que Impede de Atingir o Objetivo?
- Por Que Não Atingimos o Objetivo?
- Qual o Principal Problema?
- Quais são os Obstáculos?
- Qual é a Causa Raiz?
- Como Resolver o Diagnóstico
- Passo a Passo / Detalhamento
- O Que Fazer? / Como Fazer?
- Cascateamento
- Quem? Quando? Onde?
- Plano de Ações / Gestão de Projetos
Durante o Processo de Facilitação da Metodologia I.D.M.
o Facilitador faz várias outras perguntas Abertas ou Fechadas
em Função das Respostas que vão aparecendo.
Seja Simples.
Eurico Gushi - Facilitador de Focus Group de Inovação e Estratégia
CRIAVIVA - Metodologia IDM - Conectamos Ideias e Pessoas
Inovação, Estratégia, Engajamento e Agronegócio
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Eurico - criaviva@yahoo.com.br - (11) 9.9778-7486 - WhatsApp
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