O que é a Metodologia I.D.M. Innovation Decision Mapping.
Por Perplexity.AI em Janeiro de 2024.
A metodologia I.D.M. (Innovation Decision Mapping) é uma forma de conduzir reuniões produtivas para solução de problemas, inovação, estratégia ou aprimoramento pessoal.
Ela foi criada pelo brasileiro Eurico Gushi em 1994 e tem como vantagens a simplicidade, clareza e rapidez com que são tomadas decisões sobre assuntos complexos e difíceis.
O processo decisório é colaborativo e tem como base a comunicação plena, o foco em resultados e a mudança, saindo da zona de conforto.
A metodologia é composta por cinco etapas:
1) Situação Atual: sintomas, percepção ou motivo da necessidade de inovar ou mudar;
2) Objetivo: resultado desejado, visão ou meta;
3) Elemento ou Questão-Chave: diagnóstico ou o que impede de atingir o resultado desejado;
4) Ações Concretas, Ideias, solução ou plano de ações;
5) Protótipo: execução das ideias, soluções e Inovação.
Os diferenciais do I.D.M. são a Regra Sem Justificar, que visa coletar conhecimento diminuindo a defensividade, e as Conexões Lógicas de Causa e Efeito, que utilizam o raciocínio lógico indutivo e abdutivo para identificar as causas e efeitos dos problemas.
A metodologia pode ser aplicada individualmente, em empresas, equipes, mercado, clientes e fornecedores.
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Metodologia I.D.M. - Innovation Decision Mapping:
- Processo de Planejamento Estratégico (Priorização)
- Ferramenta Facilitadora (Simples/Rápido/Prático)
- Processo Colaborativo (Engajamento)
- Inovação e Competitividade
- Qualidade do Plano Estratégico
- Engajamento na Execução do Plano Estratégico
- Situação Inicial: Sintomas / Descrição / Fotografia do Cenário Presente (Origem)
- Objetivo: Resultado Desejado no Futuro / Aspiração / Sonho (Destino)
- Elemento ou Questão-Chave: Diagnóstico / O Que Fazer (O Caminho)
- Ações Concretas: Ideias / Plano de Ações / Como Fazer (Passo a Passo)
- Protótipo: Teste ou Projeto Piloto
Vídeo no YouTube - Introdução do Treinamento Planejamento Estratégico, Liderança e Engajamento com a Metodologia I.D.M.
Utilizamos duas telas (ferramentas) de apoio para aplicar a Metodologia I.D.M.:
Vídeo no YouTube - O Que é Metodologia I.D.M.:
Veja no Link Abaixo:
Metodologia I.D.M. em Grupo (Colaborativo) Utilizamos duas telas (ferramentas) de apoio para aplicar a Metodologia I.D.M.:
- Matriz ou Tela A2 - I.D.M. Análise - Planejamento Estratégico
- Matriz ou Tela A3 - I.D.M. Síntese - Comunicação do Plano Estratégico
- Rascunho ou Esboço do Plano Estratégico
- É o "Como Fazer" um Planejamento Estratégico: Opções e Priorizações
- É uma Tela Impressa de Tamanho A2: Um Quadro com 4 linhas e 5 colunas
- Resultado Final ou a Essência do Plano Estratégico
- Como Comunicar um Plano Estratégico de Forma Visual
- É uma Tela Impressa de Tamanho A3: Imagem de uma Estrada
Vídeo no YouTube - O Que é Metodologia I.D.M.:
Veja no Link Abaixo:
- O Que é Planejamento Estratégico e Como Fazer Planejamento Estratégico
- http://metodologia-idm.blogspot.com.br/2017/01/o-que-e-planejamento-estrategico-e-como.html
Existem duas características muito importantes quanto utilizamos a na Metodologia I.D.M.
num processo de Planejamento Colaborativo ou Participativo (grupo/equipe):
- 1. Coletar o Conhecimento com a Regra "Sem Justificar"
- 2. Organizar o Conhecimento com Diagrama de "Causa e Efeito"
Um dos Maiores Obstáculos ao Processo de Mudanças ou Inovação é
a Resistência à Mudança ou querer ficar na "Zona de Conforto".
A Metodologia I.D.M. combate a Resistência à Mudanças de várias formas:
- Na primeira etapa do I.D.M. fazemos o levantamento de Sintomas.
Nesta fase os participantes podem se colocar na posição de Vítima,
apresentar desculpas e desabafar.
É uma fase para "desarmar" e esgotar os mecanismos de defesa do participante e
ter eles integralmente no processo de planejamento de mudanças que ocorre nas outras três etapas. - Coletar o Conhecimento com a Regra "Sem Justificar":
- Gerar Opções e Contribuir com Conhecimento Sem Justificar
- Diminuir as "Forças Negativas" que se opõe às Mudanças
- Anular os Mecanismos de Defesa / Racionalização
- Tirar o Participante da Posição de Vítima
- Desenvolver o "Saber Ouvir" - Organizar/Encaixar o Conhecimento com Diagrama de Causa e Efeito:
- Melhorar a Visão Sistêmica e de Longo Prazo
- Desenvolver Raciocínio Lógico Indutivo
- Melhorar a Decisão e a Assertividade
- Gerar Engajamento e Comprometimento
- Colocar o Participante na Posição de Protagonista
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Seja Simples.
Eurico Gushi - Facilitador de Reunião de Tomada de Decisão
Propósito: "Tornar as Reuniões de Tomada de Decisão mais Rápidas e Produtivas"
CRIAVIVA - Metodologia I.D.M. - Colaboração, Estratégia, Engajamento e Inovação
http://criavivaconsultoria.blogspot.com/
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
criaviva@yahoo.com.br - (11) 9.9778-7486
hugogushi@gmail.com - (11) 9.9727-3332
Parabéns Eurico Gushi.
ResponderExcluirMaterial de treinamento bem simples e objetivo.
Trabalho com Consultoria de Gestão Empresarial/Negócios, a nivel Brasil.
Tenho interêsse em poder participar, (de alguma forma), da sua equipe.
Alguma oportuidade ?
Atualmente, resido em Campinas-SP, com disposibilidade imediata, para atuação a nivel nacional.
Grande abraço.
JMB-Desenvolvimento Gerencial
José Mauro Borges
(19) 9 9743 1117
jomabo2050@yahoo.com.br