domingo, 3 de abril de 2016

Existe Receita para Ser Feliz?

Sim exite, pois eu tenho a minha receita,
mas não existe uma receita única para todas as pessoas.

Cada pessoa precisa descobrir a sua receita da felicidade
e ajustar a receita para cada fase/momento da sua vida.
A receita é apenas a representação de nossas escolhas (decisões).

A primeira escolha (decisão) é querer Ser Feliz (protagonista).

Para descobrir a receita da felicidade eu
utilizo o I.D.M., pois é uma ferramente que
ajuda a descobrir/decidir caminhos (receita)
e oferece uma incrível facilidade para mudar (ajustar)
o caminho (receita) sempre que necessário (fases da vida).

Metodologia I.D.M.: Objetivo = Ser Feliz

  Metodologia I.D.M. - Innovation Decision Mapping - Exemplo Simples Individual Ser Feliz  
A minha receita para Ser Feliz aos 50 anos de idade são:
  • Saúde, Renda e Família.
Eu me lembro que aos 20 anos de idade os ingredientes eram diferentes:
  • Esporte, Estudo e Amigos 
O exemplo acima mostra que uma mesma pessoa pode ter diferentes receitas da felicidade,
mas nos dois momentos eu percebo as necessidades Básicas da "Pirâmide de Maslow"
  • Fisiológico, Segurança e Socialização 
Neste momento eu percebo que Renda e Família não me preocupam,
mas Saúde pode ser um tema que pode ser melhor trabalhado,
então eu fiz um novo I.D.M. com este novo foco:

  Metodologia I.D.M. - Innovation Decision Mapping - Exemplo Simples Individual   

Novamente, eu percebo que Alimentação e Atividade Física não me preocupam,
mas Atividade Mental pode ser um tema que pode ser melhor trabalhado,
então eu fiz um novo I.D.M. com este novo foco:

  Metodologia IDM Innovation Decision Mapping Exemplo Simples Individual - Ser Feliz  

Depois destes três I.D.M. em resolvi colocar tudo em uma única folha,
para isso eu utilizei a estrutura do Mapa Mental para
representar a minha Receita da Felicidade:

 Metodologia IDM Innovation Decision Mapping - Planejamento Estratégico para Ser Feliz Exemplo Simples Individual   

Uma outra forma de representar a Receita da Felicidade é na estrutura de "escada"
ou "Laddering Technique":

  Exemplo IDM Laddering Technique Felicidade   


Felicidade
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudanças, Estratégia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com/
03/04/2016 - Domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário