já é uma prática comum no mercado.
Um dos exemplos mais comuns
são as reuniões em Associações de Empresas
(Indústria, Comercio ou Serviço)
Apesar de serem concorrentes no mercado,
reconhecem as oportunidades de planejar para o bem comum da categoria.
Outra prática antiga é fazer Focus Group (Grupo Focal)
com Distribuidores ou Clientes (Empresas).
Algumas indústrias fazem periodicamente
reuniões (workshops) com os seus Distribuidores
para identificar oportunidades de melhoria para
a Indústria ou para os próprios distribuidores.
Na prática estes distribuidores podem ser concorrentes entre si.
Da mesma forma, algumas indústrias (B2B) fazem periodicamente
reuniões (workshops) com os seus Clientes (Empresas/PJ)
para identificar oportunidades de melhorias
para a Indústria ou para os próprios Clientes.
Na prática estes Clientes (Empresas) podem ser concorrentes entre si.
Geralmente o foco dos workshops (downstream)
com Distribuidores ou Clientes (Empresas)
é descobrir Problemas, Necessidades ou
Oportunidades de Melhoria/Inovação.
Depois da descoberta das Necessidades/Oportunidades,
as Indústrias podem fazer Workshops de Co Criação de Soluções
como vários fornecedores ou consultores técnicos (Upstream).
Na prática estes Fornecedores ou Consultores
podem, também, competir entre si no mesmo mercado.
Um dos workshops que eu particularmente gosto de facilitar
é quando conseguimos juntar toda a cadeia produtiva de um produto:
- Fornecedores de Insumos / Matéria Prima (Upstream)
- Indústria (Patrocinadora do WS) (Midstream)
- Distribuidores e/ou Varejo (Downstream)
- Clientes (PJ)
Neste workshop, podemos ter Concorrentes diretos e
concorrentes indiretos: novos entrantes e produtos substitutos.
Este cenário diversificado é fértil em gerar Insights.
Colocar vários concorrentes (empresas)
colaborando juntos em um Workshop
pode parecer no mínimo estranho,
mas hoje contamos com várias ferramentas
que facilitam o Processo Colaborativo, mesmo entre concorrentes.
A metodologia I.D.M. - Innovation Decision Mapping é apenas um destes recursos.
Alguns dos benefícios que a Metologia I.D.M. trás
para a facilitação destes Workshop com Concorrentes são:
- Definição de um Objetivo em Comum
- Visão Sistêmica
- Busca do Diagnóstico
- Colocar as Pessoas na posição de Protagonistas
- Diminuir a Postura Defensiva (Vítima) com a Etapa de "Sintomas"
- Diminuir a Defensividade (Racionalização) com a Regra "Sem Justificar"
Outras Oportunidades que temos de promover
Workshops Colaborativos com Concorrentes (ou Ex-concorrentes):
- Fusão e Aquisição
- Recrutamento e Seleção
Um exemplo simples que pode ser aplicado em qualquer empresa:
- O RH recebe a solicitação para contratar um profissional de Marketing ou Vendas.
- O RH faz a triagem e fica com 10 candidatos
- O RH faz uma dinâmica de grupo utilizando a metodologia I.D.M.
para avaliar competências de: comunicação, tomada de decisão, etc... - Tema do I.D.M. escolhido para este Workshop:
como Melhorar os Resultados de um Produto X da empresa contratante.
Note que neste workshop temos a visão de fora da empresa,
alguns concorrentes ou ex-concorrentes.
Da mesma forma que utilizamos a metodologia I.D.M.
para facilitar processos Colaborativos entre empresas Concorrentes,
podemos também utilizar a metodologia I.D.M.
para facilitar processo Colaborativos entre áreas diferentes da mesma empresa
que se Comportam Como Concorrentes.
Os resultados deste tipo de workshop podem surpreender,
pela simplicidade da solução e altíssimo retorno
(financeiro, clima, produtividade e satisfação do cliente).
Para saber mais sobre a Metodologia I.D.M. e Processos Colaborativos, ver o link abaixo:
Para saber mais sobre a Metodologia I.D.M. em grupo ou como aplicar, ver o link abaixo:
Felicidade
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudanças Desejadas / Estratégia e Inovação
CRIAVIVA - Treinamento - criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486
13/03/2016
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